Saiba algumas possibilidades que pode ocorrer para seu fechamento de caixa não bater de forma correta:
Há uma série de possibilidades para seu caixa não fechar de forma correta, algumas delas vamos relatar aqui, pode ser que uma delas seja seu caso.
Seleção de forma de pagamento errada:
Uma prática bem comum no momento de fechar uma venda no seu sistema frente de caixa (PDV) é selecionar uma forma de pagamento errada, na pressa em fechar aquela venda, o cliente aguardando na frente do checkout, o atendente de caixa acaba selecionando uma forma de pagamento diferente. Dessa forma, quando você fechar o caixa, o sistema vai registrar uma sobra em uma forma de pagamento, e falta em outra forma de pagamento, muito comum acontecer.
Sangrias e suprimentos que não são registrados de forma correta:
A sangria (Retirada do caixa) deve ser registrada toda vez que há necessidade de retirar um valor do caixa. a forma correta de retirar um valor do caixa é informar o sistema sobre essa retirada através de uma sangria, o sistema registra essa retirada de valor e é informado no fechamento de caixa como sangria.
Suprimento (Colocar valor no caixa da empresa) toda vez que há necessidade de colocar um valor no caixa, mesmo após ter aberto o caixa, deve ser feito uma operação de suprimento. No momento da pressa, o operador de caixa acaba retirando ou colocando fisicamente o valor sem informar ao sistema, causando uma diferença no fechamento de caixa.
Não fechar todos os pedidos antes de realizar o fechamento do caixa:
Muito comum em estabelecimentos de delivery e restaurantes, o pedido fica aberto, o atendente recebe o dinheiro do pedido, mas o sistema identifica que não recebeu esse valor ainda, o operador de caixa fecha o caixa e os valores não batem.
Muito comum esse tipo de situação acontecer na troca de turno também, o caixa é fechado, o restaurante ainda tem mesas e comandas abertas, o operador fecha o caixa.
Exclusão de vendas do caixa
Algo perigoso que pode ocorrer quando alguém decide excluir a venda direto do caixa, há casos onde o operador de caixa acha que a forma correta de cancelar uma venda é excluindo essa venda direto pelo caixa, errado! Se o operador de caixa tem essa permissão, a venda desaparece, impossibilitando a visualização da venda, a consequência disso é acusar diferença no caixa.
Não registrar todas as entradas e saídas de valores no sistema
Quando falamos de sistema, é importante não deixar de registrar o que entra e que sai, seja uma bala, por menor valor que seja, é imprescindível registrar esse valores para que não haja diferença no seu caixa.
É de costume pegar casos em que o operador de caixa não registra valores pequenos, quando fecha o caixa, o valores não batem, esse furo é fácil de pegar na contagem de estoque o inventário da loja.
Troco errado
No automático, o operador de caixa simplesmente pega o valor de troco, entrega ao cliente e não confere se há algo de errado, a maioria dos sistema de automação comercial (PDV), apresenta na tela do sistema o valor de troco, justamente para não haver erros primários como dar troco errado ao cliente.